3 maneiras de evitar altos custos com manutenção predial

A lista de razões para a manutenção em um prédio ou condomínio estar no topo das prioridades de seu gestor é longa. Garantir a lucratividade de um empreendimento, evitar riscos à vida ou manter o imóvel impecável... exemplos não faltam. Por todas essas razões, o planejamento da manutenção deve sempre contemplar a funcionalidade do empreendimento. Não é difícil perceber que se trata de um trabalho que exige planejamento e recursos. E, na proporção que se investe no primeiro item, menos se investirá no segundo.

Efetuar manutenção predial de forma organizada é sinônimo de economia aliada a investimento, e é fundamental conscientizar os administradores de prédios, inclusive públicos, de que é uma questão acima de tudo de saúde e segurança.

Ciente desse cenário, a Diatech, desenvolvedora do Sispred, software que atua auxiliando a gestão em condomínios comerciais e residenciais no Distrito Federal há mais de 15 anos, decidiu criar este artigo com o intuito de auxiliar gestores condominiais e síndicos, pois sabemos que, com uma manutenção predial efetiva, é possível evitar custos desnecessários e manter todos os sistemas do prédio funcionando como se fossem novos.

Atuar de maneira preventiva

Quando tratamos de manutenção predial, é sempre melhor agir de maneira preventiva. Para que não fiquem dúvidas, a manutenção predial preventiva é a prática de cuidar da infraestrutura do edifício dentro dos prazos estimados pelo planejamento de manutenção.

O principal benefício dessa forma de trabalho é a redução do desperdício de recursos. Se você não planejar qualquer uma das manutenções de seu prédio, com certeza haverá gastos desnecessários, seja de tempo, de materiais ou de mão de obra. Existem formas de se evitar ao máximo a ineficiência de todos os colaboradores da manutenção e dimensionar de maneira assertiva a demanda das atividades que devem ser executadas para manter os ativos disponíveis e confiáveis. Após a implantação do Sispred, a expectativa é que o tempo produtivo de trabalho suba desde o primeiro momento. Há uma melhoria substancial na produtividade da equipe desde o primeiro momento, e ela tende a elevar a capacidade das manutenções que são feitas ao longo do tempo em que o Sispred permanece auxiliando o gestor.

Supervisionar os serviços terceirizados

Seja a terceirização empregada para serviços de curta duração ou serviços permanentes como manutenção de elevador ou sistema de segurança, é importante que o serviço terceirizado seja sempre supervisionado durante sua realização. Assim se garante que o resultado almejado seja alcançado da maneira correta, assegurando tanto a confiabilidade quanto a durabilidade do equipamento ou sistema onde foi feita a manutenção. Supervisionar essas atividades não pode gerar desvio da mão de obra condominial, pois isso acabaria diminuindo a disponibilidade da equipe para outras atividades de manutenção. A supervisão deve ser feita de forma automatizada para gerar praticidade, organização e evitar a diminuição da disponibilidade da equipe. Com monitoramento automatizado, é possível identificar os seguintes benefícios na gestão:

O Sispred permite monitorar e gerenciar todo o andamento da prestação do serviço via web. Com ele é possível acionar e solicitar orçamentos às empresas cadastradas como prestadoras de serviço. O sistema pode ser alimentado com informações sobre quem executou a manutenção, quanto tempo durou a atividade e quem fiscalizou a execução do serviço, tornando o controle da rotina de manutenção muito mais eficiente. Outro diferencial do sistema é permitir a avaliação da qualidade dos serviços prestados, proporcionando a oportunidade de uma pesquisa de satisfação permanente que instrumentaliza os tomadores de decisão nas próximas escolhas de prestadores de serviço.

Saber escolher a ferramenta de gestão

O planejamento da manutenção predial, mais do que simplesmente monitorar as atividades, deve garantir o uso estratégico de todos os recursos à sua disposição. Cabe ao planejamento desenvolver soluções estratégicas a fim de evitar paradas inesperadas de equipamentos, que podem vir a reduzir a eficiência do empreendimento e comprometer o desempenho de toda a equipe envolvida nas funções cotidianas que representam o funcionamento do prédio.

É fundamental que haja um plano de manutenção para cada sistema e equipamento existente no prédio. Esse plano serve de orientação para as atividades de manutenção e as rotinas de operação, de acordo com a estratégia planejada por cada gestor. Para atingir maior eficiência na manutenção de uma edificação e poder obter esse plano de forma coordenada, o que muitas empresas fazem é utilizar software de gestão de manutenção predial, que as auxilia a manter o controle de acordo com tarefas que devem ser realizadas, sua frequência e seus custos.

O Sispred foi desenvolvido a partir da colaboração de engenheiros e profissionais da área e permite automatizar processos de gerenciamento de manutenção predial, integrando em apenas um sistema funcionalidades úteis a todos os segmentos que visam a planejar e controlar a manutenção preventiva, corretiva e preditiva. Com o Sispred, você tem ao seu alcance a possibilidade de controlar, com simplicidade operacional e segurança, o plano de manutenção, todas as suas rotinas e obter os relatórios gerenciais dessa manutenção para prestação de contas.

Observar esses três importantes pontos é garantir que sua edificação tenha um desempenho estrutural de excelência, tanto para a edificação quanto para seus usuários, evitando custos muito altos. É importante saber que a manutenção predial apropriadamente feita é aquela que observa corretamente seus prazos e planos e é a ferramenta mais eficaz para garantir benefícios como segurança, qualidade de vida e valorização imobiliária.