Por que devo usar um software de gestão de manutenção predial?

Quando o gerenciamento da manutenção de um prédio ou condomínio é feito ainda de maneira informal, como acontece em boa parte das edificações, a falta de controle das solicitações de serviço pode gerar problemas de comunicação interna e vários outros que só vão fazer com que a obra ou manutenção predial sofra atrasos e gere prejuízo ao condomínio. É possível sanar isso, quando se adota um sistema de manutenção predial online.

Com a automação das etapas de gerenciamento do processo de manutenção do prédio por meio de um software de manutenção auxiliar, o gestor tem acesso a uma ampla gama de informações, tais como custos, registro de materiais e ordens de serviço, que podem ser acessadas de forma simples, rápida e remota.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre as vantagens de usar um software para gestão da manutenção predial, preparamos este texto para você entender a importância de utilizar um bom sistema e assim usufruir de todos os benefícios que ele vai trazer à sua gestão e ao seu bolso.

Aumento de produtividade

Utilizar software online permite que o síndico e os demais gestores acompanhem com muita praticidade o andamento de obras, manutenções e vistorias, possibilitando a redução de tempo nessas atividades.

Além disso, com um software de gerenciamento de manutenção predial, os administradores do prédio podem fazer sua prestação de contas, convocar assembleias, marcar reuniões e realizar outras atividades, que são realizadas de maneira muito mais prática e rápida pelo meio online.

Melhor controle financeiro

Com gerenciamento online, as planilhas de orçamento ficam registradas e gravadas no sistema, permitindo o acesso, tanto do síndico quanto dos condôminos, de forma muito mais simples.

Com as informações reais de ordens de serviço e trabalho, materiais utilizados e mão de obra aplicada, você consegue saber qual o custo real da manutenção. Esse é um resultado que um software gera, por isso novamente você não precisa gastar tempo coletando e compilando dados para chegar a esses números.

Além disso, torna-se mais fácil a possibilidade de o gestor apresentar a prestação de contas, publicar documentações e passar informações financeiras aos demais moradores de maneira muito mais rápida. Esse tipo de software auxilia também o gerenciamento de gastos diários do condomínio e permite realizar previsões orçamentárias dos meses seguintes.

Gestão mais transparente

Uma vez disponíveis online, atas, planilhas e toda a documentação referente ao condomínio permitem ser acessadas por moradores ou colaboradores de forma remota. Assim, fica mais fácil a compreensão por parte de todos a respeito de como o condomínio está sendo gerenciado e sobre qual destino está tendo o dinheiro das arrecadações mensais.

Cadastramento de todos os fornecedores

Uma grande vantagem que o software também apresenta é viabilizar o cadastramento de todos os fornecedores e prestadores de serviço do condomínio. Dessa forma, é possível inserir observações, dados, datas e excluir fornecedores que ofereceram algum prejuízo no passado.

Agora que você já conhece algumas vantagens oferecidas pelos sistemas de gerenciamento de manutenção predial, pesquise aquele que funcione como uma boa ferramenta de auxílio no momento da organização de documentos e agendas e que atenda melhor às necessidades do seu condomínio.

Nossa sugestão é que você utilize o sistema Sispred para atender as demandas que a gestão de prédios e condomínios exige. Fornecido como Saas (software as a service) e com implantação simples e rápida, o Sispred auxilia no planejamento e na organização da manutenção predial. Com ele você obtém pleno controle da mão de obra e dos equipamentos elétricos, mecânicos e hidráulicos nas suas instalações.