O que aprendemos com o incêndio no Museu Nacional?

O incêndio no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, ocorrido em setembro de 2018, no Rio de Janeiro, causou indignação geral pelo descaso com o patrimônio histórico brasileiro. Além de deixar um prejuízo cultural incalculável, deixou também várias lições. Uma delas é a importância da manutenção predial e a seriedade e o cuidado com que esse tema deve ser abordado.

Leia mais...

Por que devo usar um software de gestão de manutenção predial?

Quando o gerenciamento da manutenção de um prédio ou condomínio é feito ainda de maneira informal, como acontece em boa parte das edificações, a falta de controle das solicitações de serviço pode gerar problemas de comunicação interna e vários outros que só vão fazer com que a obra ou manutenção predial sofra atrasos e gere prejuízo ao condomínio. É possível sanar isso, quando se adota um sistema de manutenção predial online.

Leia mais...

3 maneiras de evitar altos custos com manutenção predial

A lista de razões para a manutenção em um prédio ou condomínio estar no topo das prioridades de seu gestor é longa. Garantir a lucratividade de um empreendimento, evitar riscos à vida ou manter o imóvel impecável... exemplos não faltam. Por todas essas razões, o planejamento da manutenção deve sempre contemplar a funcionalidade do empreendimento. Não é difícil perceber que se trata de um trabalho que exige planejamento e recursos. E, na proporção que se investe no primeiro item, menos se investirá no segundo.

Leia mais...

Como evitar multas por falta de manutenção em seu prédio

Em uma situação ideal, as manutenções preventivas e corretivas estariam incluídas na previsão de gastos de cada prédio. Porém, geralmente não é assim que ocorre, e os gestores muitas vezes tratam a manutenção preventiva como despesa condominial e não como o investimento que ela deveria ser. É possível reconhecer que não há um plano de manutenção implantado na maioria dos condomínios.

Leia mais...